BUSCA

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Enquanto você navega, retiramos:

0 garrafas PET do meio ambiente

Sustentabilidade

Reciclagem: tipos de processos e aplicações

09/03/2023

Quando falamos em reciclagem, o que vem a sua mente? Muitas vezes pensamos em cestos de lixo coloridos e na coleta seletiva onde separamos materiais recicláveis que serão processados para viverem produtos novos. Mas qual a definição de reciclagem?

De acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a reciclagem pode ser definida como “processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou em novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa”.

O que não conhecemos é o que acontece depois que depositamos os materiais recicláveis em cada um dos cestos e os diversos tipos de processos que podem ser utilizados para tratar estes materiais.

E como são classificados esses processos?

Atualmente, as técnicas de reciclagem mais utilizadas são as reciclagens primárias e secundária e que muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas a fim de desenvolver os mecanismos de reciclagem terciária e quaternária.

Conheça as principais classificações dos processos de reciclagem:

1)    Reciclagem primaria: é o processo que ocorre dentro da empresa produtora do resíduo, e este, ao ser reciclado, gera o mesmo produto ou produtos com aplicação similar. Como exemplo, rebarbas de processo ou produtos com problemas de especificação que são reutilizados dentro do processo da própria empresa produtora. Essa técnica também é conhecida como re-extrusão, sendo normalmente utilizada para resíduos industriais, os quais são limpos (Al-Salem, Lettieri, & Baeyens, 2009).

2)    Reciclagem secundaria: é aquela que utiliza os resíduos pós-consumo como matéria- prima. Ou seja, os resíduos descartados por um dado consumidor ou indústria, após seu uso, são recuperados e processados para a fabricação de novos produtos, os quais não têm necessariamente a mesma finalidade do produto original. Os processos de reciclagem secundária envolvem a etapa de lavagem dos materiais recebidos e também de moagem. A reciclagem secundária é majoritariamente conhecida como reciclagem mecânica (Al-Salem et al., 2009).

3)    Reciclagem terciária: é aquela que utiliza processos termoquímicos para o processamento dos materiais, orgânicos ou não orgânicos, que serão desintegrados molecularmente e transformados em novos produtos. Em muitos casos, os produtos que já não podem mais ser processados pela reciclagem primária ou secundária, devido à degradação do material, passam pelos processos de reciclagem terciária. Os materiais resultantes são normalmente utilizados como matérias primas, combustíveis ou co-processados com outros materiais. No caso dos plásticos, a reciclagem terciária permite a obtenção de nafta ou monômeros, que são posteriormente processados para a produção de novos plásticos. A reciclagem terciária também é conhecida como reciclagem avançada (Al-Salem et al., 2009).

4)    Reciclagem quaternária: assim como a terciaria, pode utilizar todo e qualquer tipo de material e é utilizada com a finalidade de recuperar energeticamente esses materiais. Ou seja, eles são processados de modo a se transformarem em produtos de alto valor energético, que podem ser utilizados para a geração de energia. A reciclagem quaternária é conhecida como reciclagem energética (Al-Salem et al., 2009).

Como estamos falando sobre reciclagem, você sabe identificar os produtos recicláveis e reciclados e diferença entre eles?

Quando uma embalagem está identificada como reciclável, significa que pode ser enviada para os processos de reciclagem e que não possui matérias-primas que impeçam sua reciclabilidade. Já a embalagem identificada como reciclada, revela que o material utilizado para sua produção é proveniente da reciclagem de outras embalagens.

Acompanhe as redes sociais da Valgroup e saiba mais sobre assuntos voltados para reciclagem e sustentabilidade.

VEJA TAMBÉM

Fique por dentro do universo de tecnologia, inovação e sustentabilidade do plástico

...
11/10/2023
Redução do consumo de filme stretch em até 70% com as Máquinas Envolvedoras Valgroup
Continuar lendo
...
11/10/2023
Hora da Leitura: cultivando o amor pela literatura Infantil em todo o Brasil
Continuar lendo
...
11/10/2023
Embalagens termoencolhíveis da Valgroup para aves chegam à Europa
Continuar lendo
...
02/10/2023
Otimize e valide seu processo de paletização com o Load Test Center (LTC) | Estudo de Caso: Envasadora de Água Mineral
Continuar lendo
...
14/09/2023
Preformas e rPET Valgroup: inovação e sustentabilidade
Continuar lendo
...
14/09/2023
Mostra Ecofalante de cinema: cultura e educação
Continuar lendo
...
14/09/2023
Filmes Laminados Valgroup: tecnologia, sustentabilidade e inovação
Continuar lendo
...
14/09/2023
Valgroup Run: corrida e solidariedade
Continuar lendo
...
25/08/2023
Maximize a eficiência de seu processo de embalagem com o Lean Packaging Service (LPS) – Estudo de Caso: empresa fabricante de produtos químicos
Continuar lendo
...
17/08/2023
Ventil Stretch: o filme macroperfurado da Valgroup que permite a circulação de ar
Continuar lendo

Cadastre-se para acompanhar todas as nossas novidades.